Guia para uma Pedagogia Diferenciada em Contexto de Sala de Aula

- Imprimir
- View full size
Colecção Guias Educacionais nº 2
Marco Ferreira
76 páginas
Colecção Guias Educacionais nº 2
Marco Ferreira
76 páginas
A pedagogia diferenciada, isto é, as metodologias e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores de forma a adequar as experiências educacionais às necessidades individuais de cada aluno, não é nada de novo!
Professores diligentes e atentos sempre reconheceram as diferentes necessidades dos alunos, tendo constantemente ajustado o seu ensino para essa diversidade. No entanto, dois importantes fatores levam-nos a escrever este livro.
Primeiro, a implementação de uma pedagogia diferenciada em sala de aula não é fácil, absorvendo muito tempo ao professor na sua planificação. O aumento do número de alunos por turma, também não facilita procedimentos de diferenciação, tornando a aprendizagem individualizada difícil de alcançar.
Segundo, com a multiplicação da informação disponível para consulta acerca do ensino e de diferentes modelos pedagógicos, torna-se essencial recentrar o conceito de pedagogia diferenciada à luz das teorias educacionais atuais e apontar práticas e metodologias de ensino - aprendizagem testadas pela investigação educacional.
Ebook disponivel:https://www.wook.pt/ebook/guia-para-uma-pedagogia-diferenciada-em-contexto-de-sala-de-aula-marco-ferreira/24067520
Marco Ferreira é Licenciado em Educação Especial e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa) e Mestre e Doutor em Psicologia, na especialidade em Psicologia Pedagógica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Universidade de Coimbra). rama de doutoramento em Educação.