Adaptação e Bem Estar nas Escolas Portuguesas

- Imprimir
- View full size
Colecção Psicologia nº 7
Coord. Alexandra Marques Pinto & Luis Picado
296 páginas
Colecção Psicologia nº 7
Coord. Alexandra Marques Pinto & Luis Picado
296 páginas
Sinopse
Este livro aborda o tema da adaptação e do bem-estar na escola comeaçndo por apresentar um conjunto de estudos realizados com amostras portuguesas de alunos do pré-escolar, dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário (Iª Parte: Os Alunos, do Pré-Escolar ao Secundário), do ensino superior e do ensino superior militar (IIª Parte: Os Alunos, do Ensino Superior e Ensino Superior Militar).
Esperamos com este livro contribuir para a compreensão dos processos de adaptação e do bem-estar nas escolas portuguesas, adoptando como foco aqueles que são os seus principais protagonistas, os alunos e os professores.
Ao fazê-lo, conciliamos uma abordagem centrada na identificação de factores de distress, de estratégias de coping e de reacções de mal-estar associadas, expressas designadamente nos sintomas de burnout, com uma perspectiva mais positiva visando o reconhecimento de factores de adaptação, do coping ao savoring entre outros, que se associam ao bem-estar pessoal, social e académico / profissional (engagement).
Acreditamos que todas as pessoas são portadoras dum potencial de adaptabilidade cognitiva, afectiva e social que
Procuramos, desta forma dar um potencial contributo para que a Escola seja um lugar de adaptação e bem-estar.