O Jogo nas Crianças Autistas

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Colecção Olhar nº 16
300 páginas
Ana Saldanha
Ana Saldanha é licenciada em Ensino Básico, 1º Ciclo; tem Pós- Graduação em Neuro Educação pelo Instituto de Psicologia Português do Porto, um diploma de estudos avançados na área de Conhecimento da Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico, através do programa de Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial, pela Universidade da Extremadura em Espanha, onde concluíu no seguimento um Doutoramento em Ciências da Educação – Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial, com uma tese sobre o jogo simbólico em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Possuí também o curso de formadora de ABA (Applied Behabior Analysis), pela escola de Skinner na Califórnia. Foi Professora do 1º CEB e de Educação Especial.
Atualmente colabora com diversas Universidades e Institutos do Ensino Superior nos cursos de Educação Especial, domínio Cognitivo-Motor e da Intervenção Precoce, onde é coordenadora científica. Também colabora em diversas instituições na presidência/ arguição e orientação de teses de Mestrado e Doutoramento. Membro do Grupo de Investigação GRESPE (Grupo de Estrés Laboral, Psicopatologías y Bienestar Emocional) e i`ACT (Inclusão e Acessibilidade em Acção), Membro fundador efectivo.
No seu todo a obra a obra espelha uma bem estruturada estratégia de entender, por um lado, o modo como as crianças e jovens com autismo vivem o seu quotidiano e, por outro, a forma como os educadores naturais (famílias) e profissionais (em especial os docentes) podem agir para a otimização do potencial de desenvolvimento e de aprendizagem dessas crianças e jovens. Como princípio orientador desta mediação, Ana Saldanha frisa, logo à entrada que são mais comuns as caraterísticas das crianças com autismo em relação aos seus pares do que as diferenças.
Para conferir mais ênfase a esta ideia crucial, a autora recorre ao psicólogo espanhol Ángel Rivière, considerado internacionalmente como um dos mais prestigiados estudiosos do autismo.
(…) Efetivamente, o fenómeno lúdico é, aqui, pormenorizadamente abordado, numa narrativa que vai desde o colocar em evidência a sua importância no desenvolvimento infantil, até ao seu contributo estratégico no âmbito da intervenção pedagógica junto de crianças com necessidades educacionais de diferenciadas tipologias, em geral e, em particular, de pessoas com autismo.
Jorge Serrano in Prefácio
Diretor da ESE Almeida Garrett 2006-2013