Guia de Intervenção em Neuroeducação

- Imprimir
- View full size
Colecção Guias Educacionais nº 1
Ana Saldanha & Tomás Ortiz
82 páginas
Colecção Guias Educacionais nº 1
Ana Saldanha & Tomás Ortiz
82 páginas
Entre diversas definições sobre o conceito, poderá dizer-se que a Neuroeducação é o ensino baseado no cérebro, a fusão entre as neurociências e as ciências da educação.
O conhecimento de como aprende o cérebro poderia ter e terá um grande impacto na educação. Compreender os mecanismos cerebrais subjacentes à aprendizagens e à memória, assim como os efeitos da genética, meio, emoção e idade na aprendizagem, poderia transformar as estratégias educativas e permitir-nos idealizar programas que iriam otimizar a aprendizagem de pessoas de todas as idade e de diversas necessidades.
Apenas através da compreensão de como o cérebro adquire e conserva informação e destrezas, seremos capazes de alcançar os limites da sua capacidade para aprender.
EBOOK: https://www.wook.pt/ebook/guia-de-intervencao-em-neuroeducacao-ana-saldanha/24074479
Ana Saldanha é licenciada em Ensino Básico, 1º Ciclo; tem Pós ‑Graduação em NeuroEducação pelo Instituto de Psicologia Português do Porto e um Diploma de Estudos Avançados na área de Conhecimento da Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico, através do programa de Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial, pela Universidade da Extremadura em Espanha, onde concluiu no seguimento um Doutoramento em Ciências da Educação – Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial. É docente do 1º CEB e da Educação Especial. Atualmente colabora com diversas Instituições do Ensino Superior nos cursos de Educação Especial, domínio Cognitivo ‑Motor e da Intervenção Precoce, onde é coordenadora científica, e nos cursos de formação de professores e educadores de infância
Tomás Ortiz é Doutorado em Medicina e em Psicologia. Catedrático do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Complutense de Madrid. Na ânsia de compreender as relações entre o cérebro e a conduta humana fez dois cursos universitários, Medicina e Psicologia. Licenciado e Doutorado em ambas. Tem dedicado toda a sua vida à docência e à investigação.